« Home | Para reflectir e memorizar...!!! » | Santana is back...!!! » | Meia - Maratona de Lisboa » | Hoje é o dia das gajas...!!! » | Historico...!!! » | Musiquinha boa...!!! » | Sempre a abrir...!!! » | A Dança dos ilustres...!!! » | Fenomeno...!!! » | Eu fui...!!! » 

segunda-feira, março 21, 2005 

Finalmente chegou...mas por quanto tempo!?

Desde Fevereiro de 2004 a situação de seca em Portugal piorou ainda mais. O relatório sobre a seca, feito por quatro ministérios, revela que 88 por cento do país está sob "seca severa" ou "seca extrema" e que, a três meses do Verão, já há 5600 portugueses a enfrentar problemas de abastecimento de água. A causa não é minimizada e não será como muitos acreditam. É como uma doença degenerativa, o colapso está ao alcance das gerações futuras!!! Tempo há ainda para reflectir em como minimizar as consequências e prevenir as necessidades futuras. O abastecimento de àgua é um problema mas só quando verdadeiramente se sentir na pele é que se vai consciencializar a sociedade do que "poderia ter sido feito"...!!!
Interessante seria saber o que outros países na mesma situação que nós têm feito para "sobreviver" a esse fenómeno futuro...!!!
Se em pleno Inverno, quando as albufeiras deviam encher, as barragens estão a metade da sua capacidade quando chegar ao Verão a situação vai ser desastrosa...!!!
Somando a isso que Portugal é hidroeléctico-dependente e que os preços do petróleo não dão sinal de descer, antes pelo contrário, adivinha-se um aumento do preço da energia, e depois quem se lixa somos nós...!!!
Já há muito que Portugal deveria ter outras fontes de energia, energias eólica e solar ja nos temos, estou a falar da energia nuclear!!!
Infelizmente pouca gente ainda percebe que devemos poupar água... ainda ontem vi um grupo a ir para a praia de Carcavelos quase todos muito novos, ora este grupinho, provavelmente vai chegar a casa... tomar um belo banho... e lá se vão mais 150 litros de água por cada um!!!
. Mas, como se têm visto quase ninguem liga a isso... nem as próprias câmaras, que vão regar os jardins, e deixam os repuxos ligados durante muitas horas... quando não se esquecem deles ligados toda a noite...e os campos de golfe a quantidade de agua que gastam, acrescentesse o perigo de levar com uma bolada nos cornos...Olhem eu vou começar a beber cerveja...pra poupar agua tão a ver...!!!
Chuva, chuva, chuva...
Vou ja descer as escadas de calçoes e sentir de novo a cara molhada por aquela agua pura que nos enche de alegria e so damos valor quando nao a temos...tou a brincar hein, ainda fico doente!!!
Tava pa ir á praia, nao tomar banho mas passear a pé ou de bike,ainda ontem la estive e foi muito bom, a chuva bem que podia ter esperado mais esta semana mas eu muito me engano ou esta chuva preciosa nao irá servir de muito ja que deve ser muito pouco e nao vai com certeza aumentar os caudais das barragens e os sistemas de ragadio de muitas propriedades agricolas e particulares, e penso ainda que este ano será um dos piores anos relativamente aos incendios em Portugal...espero bem estar enganado...!!! Neste momento de Ferias da Pascoa para alguns eu estou é a mijar-me a rir com aqueles milhares de portugueses que foram o Algarve para umas mini férias e estão agora a ver o Algarve a partir da janela do hotel...que pena que eu tenho deles...!!! \m/ \m/


Comparar imagens-----> Carregar Aqui

Os que ja me visitaram
Road Runner High Speed Internet